PELE HUMANA EQUIVALENE RECONSTRUÍDA IN VITRO UTILIZANDO CÉLULAS DE CULTURA PERMANENTE

É uma invenção que está relacionada com as áreas de pesquisa e desenvolvimento de métodos alternativos ao uso de animais em experimentação, toxicologia e farmacologia, compreendendo um modelo de pele humana reconstruída in vitro totalmente constituída de células humanas (fibroblastos e queratinócitos) de cultura permanente, para utilização em modelos de estudos de avaliação da segurança de potenciais cosméticos e medicamentos, por meio de ensaios de citotoxicidade e genotoxicidade. Esta descoberta pode conduzir os estudos de desenvolvimento de novos métodos alternativos ao uso de animais na experimentação.

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE MASSA ALIMENTÍCIA ELABORADA COM BIOMASSA DE COGUMELO COMESTÍVEL E PRODUTO SEM GLÚTEN

Processo de fabricação de massas alimentícias tipo macarrão, isentas de glúten, formuladas com biomassa desidratada de cogumelo comestível, Pleurotus albidus DPUA 1692 – espécie do ecossistema amazônico, adaptada ao crescimento em resíduo agroflorestal e industrial, em condições in vitro, que tem propriedades nutricionais e nutracêuticas – para uso como produto e/ou suplemento alimentício.

PROCESSO DE OBTENÇÃO DE BIOPRODUTOS DE TUBÉRCULOS DE HORTALIÇAS

Processo de obtenção de bioprodutos de tubérculos de hortaliças, em especial de cará-de-espinho (D. altissima), cará roxo (D. trifida) e ária (C. allouia), dotado das seguintes etapas: seleçao da matéria prima; seleção, lavagem e retirada da casca dos tubérculos; elaboração dos bioprodutos, tratamento térmico dos tubérculos por meio de calor úmido sob pressão e resfriamento; e secagem, moagem e uniformização dos grãos.