BEHAVIOR DEFINITION MODEL FOR INTERNET OF THINGS ECOSYSTEMS (BDM4IOT): UM PROCESSO PARA MODELAGEM VISUAL DE COMPORTAMENTOS DE ECOSISTEMAS PARA INTERNET DAS COISAS

A BDM4IoT é um processo criado para possibilitar que usuários não especialistas possam manipular os objetos presentes no mundo real e com base nesses objetos, criar diferentes comportamentos. Atualmente existem soluções difíceis de ser manipuladas por usuários com pouco ou quase nenhum conhecimento em computação. Acredita-se que a definição de um processo de modelagem de comportamento permitirá levar a IoT para um patamar mais elevado de aceitação entre os usuários, aproximando a IoT do cotidiano das pessoas. Soluções como o ITTT (If This Then That) e o Homekit da apple, apesar de permitirem a criação de comportamentos utilizando a mesma abordagem proposta, essas não permitem que os usuários possam criar comportamentos com regras de negócios mais complexas e nem fazer ligações lógicas entre dispositivos e serviços, somente a criação de sequencias condicionais simples. Dessa forma, a BDM4IoT tentar suprir a necessidade de um processo de modelagem bem definido, voltado aos usuários não especialistas, permitindo que no futuro esses usuários possam se tornar peça fundamental na IoT.